Nota do blogue: Acompanhe esse Especial AQUI.
Luz nas trevas: respostas irrefutáveis às objeções protestantes
por Pe. Júlio Maria
por Pe. Júlio Maria
Livro de 1955 - 224 pag.
Editora VOZES
Petrópolis
Editora VOZES
Petrópolis
CAPÍTULO XI
PORQUE O PADRE NÃO SE CASA
Passemos à quarta objeção que nos atiram os
maninhos de Lutero, julgando eles ser uma pedra formidável, capaz de esmagar um
romano. Infelizmente a pedra não passa de uma formidável peta, que mostra
apenas a ignorância e a falta de bom senso do seu autor.
O tal crente pede-me um texto que prove que os
ministros da religião não devem se casar.
O negócio é sério. Parece que o crente quer servir
de padrinho ou de escrivão de casamento... querendo casar até quem nem noiva
conhece.
Homem, é um perigo! O crente pede apenas “um
texto”. Vou servir-lhes uns vinte pelo menos: textos da Sagrada Escritura, do
bom-senso, da conveniência. Se não ficar convencido depois, não será falta de
textos, mas falta de “cabeça”.
Comecemos pelo bom-senso,
que é a grande bússola da humanidade, dos protestantes e dos católicos.
Pois bem, o bom-senso nos diz que o homem é livre
de se casar ou ficar celibatário. É ou não é verdade, amigo crente?
Isso depende da vontade de
cada um (1 Cor 7, 37). De sorte, continua São Paulo, que quem dá a sua filha em casamento, fez bem;
mas quem não a da faz melhor (1 Cor 7, 38).
Casa, pois, quem quer e quem pode, pois é preciso
serem dois. Se pois existe tal liberdade, por que os padres não gozariam dela?
Quem disse ao amigo crente que os padres tinham tanta vontade de se casar? Eu,
por mim, sei que nem tenho, nem nunca tive!
O sacerdócio católico não é obrigação para
ninguém... A Igreja não obriga ninguém a ser padre. O estado eclesiástico deve
ser livremente escolhido. Aqueles o escolhem, é, pois, de espontânea vontade
que o fazem, sujeitando-se aos sacrifícios que ele exige.
É somente depois de uns 12 anos de estudo que a
Igreja exige o voto de castidade, podendo o candidato recuar ou continuar à
vontade.
Tudo isso é simples como o dia. Há muitos homens e
moças que não casam por interesse ou por medo ou falta de inclinação... e esta
liberdade seria recusada ao sacerdote?
Está, pois, claro, amigo crente; o padre não casa
porque prefere consagrar a Deus sua vida, seu coração e seu corpo.
Ninguém pode contestar-lhe esta liberdade, nem
dizer que faz mal, pois segue o conselho de São Paulo, que os protestantes não
têm coragem de seguir: Digo, porém, aos
solteiros e às viúvas que lhes é bom ficarem como eu (1 Cor 7, 8). Cada um fique na vocação a que foi chamado
(1 Cor 7, 24). O solteiro cuida das
coisas do Senhor, mas o que é casado, das coisas do mundo (1 Cor 7, 32-33).
Porém será mais feliz se ficar assim como
eu; e também eu penso ter o espírito de Deus (1 Cor 7, 40).
Eis o que diz o bom senso, apoiado sobre a Sagrada
Escritura. Casar é bom... não casar é
melhor.
O padre católico escolhe o que há de melhor... e o
pastor protestante o que há de pior, como diz São Paulo. Qual dos dois age
melhor e mais acertadamente? Consulte o bom senso e São Paulo no capítulo 7 da
primeira epístola aos Coríntios. Ele não era protestante, mas uma das colunas
da Igreja Católica, romana, e como tal era celibatário,
como o são ainda hoje todos os sacerdotes católicos.
II. O exemplo de Cristo
Vamos, amigo protestante, temos de percorrer ainda
muitos textos. Citei apenas os textos do bom-senso,
apoiado sobre textos de São Paulo. Vamos agora ver um pouco de perto o próprio
Evangelho e no Evangelho o exemplo do grande modelo que é Cristo.
Dize lá, se é bom
ou ruim seguir o exemplo e as
pisadas de Cristo? Se é ruim, então o amigo lance a sua bíblia ao fogo!... Se é
bom, o amigo verificará que teve a língua comprida demais e a inteligência por
demais curta.
Apenas uma pergunta: Jesus era casado ou não? Não o
era. É, pois, permitido ficar celibatário e guardar a castidade. Deve até ser
muito melhor que o contrário, pois sendo Deus, Jesus deve ter escolhido o que
havia de mais perfeito.
Jesus era celibatário, era virgem, era a pureza
perfeita. O sacerdote católico, que é o seu ministro, procura, o melhor
possível, imitar o seu modelo divino, — procura ser puro, casto, virgem, e por
isso fica celibatário — ama a todos em Deus, e não quer ser amado por ninguém,
fora de Deus.
Os pastores protestantes, que se gabam de seguir em
tudo a bíblia, afastam-se aqui, aliás como no resto, dos exemplos do Cristo. Em
vez de andarem separados de tudo, só andam acompanhados de (uma ou mais) “pastoras” e de uma fila de “pastorinhos” e “pastorinhas”.
Eu acho isso pouco evangélico, e pouco digno de um
“ministro” do culto, de um “eleito”, de um crente que já está salvo!... isto
está tão longe dos exemplos daquele que disse: Eu vos darei o exemplo para que façais como eu fiz (Jo 13, 15). Está
bem longe do conselho de São Paulo: Sede
os imitadores de Deus como filhos queridos (Ef 5, 1).
Nota bem, querido crente: Jesus não tinha mulher,
nem filhos carnais. Era virgem, enquanto certos ministros bíblicos andam
cercados de prole legítima e não legítima... mas... cala-te, minha pena, isso
não se diz. Quem tem razão, Jesus ou o pastor protestante?
III. O exemplo dos Apóstolos
Não somente Jesus era celibatário, mas todos os apóstolos o eram. Os apóstolos são os
primeiros sacerdotes, os primeiros bispos, ou ministros do culto.
Havia entre eles viúvos, até talvez casados, que,
de mútuo consenso, deixaram a mulher para seguir o divino Mestre, conforme o
conselho deste último: Se alguém quiser
vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga (Mt 16, 24) e
ainda: Se quiseres ser perfeito, vai,
vende o que tens, e dá o valor aos pobres (Mt 19, 21).
Cristo fala só em renúncia, cruzes e
desprendimento; e nunca em mulher e filhos!... Quem sabe se o suave crente não
interpreta este texto, dizendo que a cruz que eles devem carregar é a mulher ou
os filhos!... Sendo assim, ele tem razão, e segue o Mestre carregando a mulher
e os filhos nas costas. Que cruz, de fato, para um pastor protestante!
São Pedro não o entendia assim e isso apesar de ter
sogra... nem sequer perguntou a Jesus: Que hei de fazer com minha sogra, mulher
e filhos? Nada disso! Exclama bem alto: Eis
que nós deixamos tudo e te seguimos, qual será o nosso galardão? (Mt 19, 27).
E Cristo respondeu: Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos ou irmãs, pai ou mãe, mulher
ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá o cêntuplo e a vida eterna
(Mt 19, 29).
Que bomba, meu caro protestante! O divino Mestre
aconselha a deixar tudo, até a mulher
e filhos, por amor dele; e São Pedro o faz, enquanto os ministros protestantes
procuram antes de tudo a mulher. O sacerdote católico imita São Pedro, enquanto
o pastor bíblico imita Lutero.
Onde estará a verdade? E qual dos dois segue melhor
os ensinamentos de Cristo? Pobre homem, por que foste meter-te em um tal
cipoal?... Em parte nenhuma do Evangelho se encontra que o ministro do culto
deve casar-se; ao contrário, só se encontram conselhos de não o fazer.
Verdade é que o ministro protestante nada tem de
sacerdócio, e nenhuma missão, nenhuma autoridade tem. Ontem negociante ou
roceiro, vira de repente pastor; ontem tolo e sem letras, torna-se hoje
ilustrado e iluminado. Em tais casos pode casar-se... é o seu direito... é bom até que case para não queimar,
como diz São Paulo (I Cor 7, 9), porém é bom que se cale então e não lance a
pedra ao sacerdócio católico, que faz o que ele não sabe fazer. É bom que o homem não toque mulher, diz
o apóstolo (I Cor 7,1), com maior razão aquele que deve ser o modelo, o
conselheiro e o guia dos homens: o sacerdote.
Tudo isso é tão claro e tão simples que se fica
admirado de um homem que só jura pela Bíblia não ter lido e meditado isso cem
vezes.
Abra os olhos, caro protestante, seja bastante
franco para confessar que está fora da verdade, longe da verdade, e
completamente afastado da sua Bíblia, ou melhor, da nossa Bíblia, pois a Bíblia
é da Igreja católica e não dos protestantes, que só deveriam inspirar-se nos
escritos do seu pai Lutero.
IV. O conselho de Cristo
O amigo protestante quer mais textos ainda? Pode
ler em inteiro o capítulo 7 da I epístola de São Paulo aos Coríntios.
Também São Mateus tem trechos admiráveis e em nada
protestantes (Mt 19, 10-20).
É o próprio Cristo que fala e responde aos
discípulos e diz que “não convém casar”.
...Não são todos que
compreendem esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado (Mt, 19,11).
Pois bem, isso é dado ao sacerdote católico e não é
dado ao pastor protestante; prova de que Jesus Cristo dá graças ao sacerdote
que ele não dá ao tal pastor.
O padre católico ama a Deus, sem dividir o seu
coração com a mulher; — o pastor ama a sua pastora e as suas pastorinhas, de
coração dividido, onde Deus nada tem. O padre católico procura agradar a Deus e
o pastor protestante procura agradar à sua pastora. Repito-o: como homem
particular o amigo protestante tem este direito; porém como “pastor” afasta-se
do conselho do Mestre.
Mas continuemos o nosso estudo. Até agora provei
que o sacerdote pode ficar celibatário;
que faz bem ficando assim, que segue os conselhos de Jesus Cristo e anda nas
pisadas do Mestre divino[1].
Será o bastante, entretanto quero dizer mais, para
convencer plenamente meu bom crente, caso ele busque sinceramente a luz e a
verdade.
O celibato é de conselho,
não de preceito, senão o matrimônio
seria um pecado, o que é falso; sendo um sacramento instituído por Jesus Cristo
e por ele santificado na ocasião das núpcias de Caná. É o que fazia dizer a São
Paulo: Este sacramento é grande em Jesus
Cristo e na Igreja (Ef 10, 32).
Texto que de novo é a condenação dos protestantes
que se contentam com o contrato civil, vivendo deste modo amasiados.
Para o sacerdote, o celibato ou castidade, não é
simples “conselho”, mas um preceito
eclesiástico.
A Igreja é uma sociedade de fiéis; em toda
sociedade deve haver um chefe, um governo que tenha autoridade e poder para
formular leis diretivas para essa sociedade.
Aqui, de novo, o protestantismo está fora de toda
lei: quer formar uma sociedade sem chefe, um corpo sem cabeça.
Pois bem, o papa, chefe da Igreja católica, apoiado
sobre os exemplos e conselhos de Jesus Cristo e dos apóstolos, formulou a lei
que os sacerdotes não podem mais casar-se e se foram casados antes de receber
as ordens sacras, não podem mais fazer uso do matrimônio.
Eis a lei que vigora na Igreja católica. Esta lei
existe desde Jesus Cristo e os apóstolos e desde os primeiros séculos se faz
menção dessa obrigação.
Tertuliano, que faleceu pelo ano de 222, diz que os clérigos são celibatários voluntários.
Eis a lei do celibato, caro protestante. Se o amigo
for sincero, deve confessar que é uma grande e bela instituição, derivada do
exemplo do próprio Cristo e seguida por todos os sacerdotes, desde os apóstolos
até nossos dias...
V. Outra objeção protestante
Para provar que o padre devia casar-se, os amigos
protestantes encontraram em São Paulo um texto que lhe serve de cavalo de
batalha.
Com a liberdade de interpretação individual, é
claro que um texto pode ser interpretado diversamente, e até às vezes receber
explicações diametralmente opostas.
O tal texto cavalo-de-batalha é o seguinte conselho
de São Paulo a Timóteo: Se alguém deseja
o episcopado, deseja uma boa obra. Importa que o bispo seja irrepreensível,
esposo de uma só mulher, sóbrio, prudente, conciliador, modesto, hospitaleiro,
capaz de ensinar (I Tim 3, 1-2).
Eis a prova protestante de que o padre queira ou
não queira, deve casar-se. Mas, diga-me, caro crente, como é que Cristo, que
deixou a cada um a liberdade de casar-se ou de ficar celibatário, recusa este
direito ao padre?
E que prova tal texto? Prova que o celibato não é
de obrigação divina, mas sim de conselho. O Apóstolo não diz: É prescrito que o bispo seja casado; mas
diz: Sendo ele casado, deve sê-lo com uma
mulher só, excluindo deste modo a tal bigamia
pública ou oculta... E esta última é infelizmente demais conhecida.
Ora, nunca a Igreja ensinou que o celibato era de
ordem divina, mas sim de ordem eclesiástica.
O padre deve ser o pai espiritual de todos; de para isso, não deve ser o pai carnal de
ninguém.
O padre deve ocupar-se das crianças dos outros para instruí-las, e para isso não deve ter
filhos próprios.
O padre deve ser o conselheiro e o confidente de todos, e para isso deve viver
independente de todos e de tudo.
Para tudo isso, o padre deve poder dispor do seu
tempo, o que não poderia fazer, se tivesse mulher ou filhos.
O padre deve viver para a Igreja e para a religião,
e não para a mulher e filhos.
O famoso texto de São Paulo, longe de contradizer,
confirma a doutrina exposta e mostra o que sempre temos repetido: que o
celibato não foi exigido por Cristo; porém foi aconselhado, pela palavra e pelo
exemplo, deixando Jesus Cristo à sua Igreja o cuidado de regular estes
pormenores, conforme os tempos e os lugares.
É o bastante, pois a Igreja, assistida pelo
Espírito Santo, faz o que Deus lhe inspira, pois é infalível em suas decisões
dogmáticas e morais: Quem vos escuta,
escuta a mim e quem voz despreza, despreza a mim, disse Cristo (Lc 10, 16).
VI. Católicos e protestantes
Como tudo isso está infinitamente acima dos exemplos dos lúbricos fundadores do
protestantismo!
Lutero
com suas três raparigas; Zwínglio com sua libertinagem; Calvino condenado por
crime torpe, marcado nas costas com ferro em brasa, sinal de extrema infâmia;
Henrique VIII degolando as suas seis mulheres, mostram bastante o que é o
protestantismo: uma escola de devassidão e de revolta.
Pode
haver protestantes bons; mas neste caso valem mais do que a religião que
professam; enquanto o católico que praticasse completamente a religião seria um
santo.
Eis confrontados os dois mistérios: o catolicismo e
o protestantismo.
O sacerdote católico, seguindo os conselhos e os
exemplos de Cristo e dos apóstolos, renunciando à família e ao conforto do lar,
para consagrar-se ao serviço de Deus, e o pastor protestante, casado, cercado
de filhos e procurando deixar uma pequena fortuna para eles, não praticando
nenhuma das grandes virtudes, tão aconselhadas por Cristo a seus apóstolos, que
são os primeiros sacerdotes e cujos exemplos devem servir de norma a todos os
sacerdotes.
E os protestantes tem a ousadia de lançar pedras ao
sacerdócio católico, pedindo-lhe textos que provem que não devem casar. Pobre
crente!... Tanta ignorância supina e tanto fanatismo cego!... Seria melhor
buscar textos que provem que Lutero, Zwínglio, Calvino e Henrique VIII, os pais
do protestantismo, não são sujeitos libertinos, sem compostura, sem moral.
Tais textos serviriam, pelo menos, para lavar a
mancha negra que macula o berço da reforma e a aponta a todas as gerações como
uma obra imunda e revoltante. Se um protestante conhecesse a sua seita, a sua
origem, a sua história, gritaria como os réprobos do juízo final: Montanhas, caí sobre nós, e outeiros, encobri-nos
(Lc 19, 40).
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