"O anjo da arte é Lúcifer" (Castellucci)
Lúcifer se revestiu com "a pele da Serpente e
usou a linguagem da Serpente [para tentar Adão e Eva]. Dando assim origem à
arte. A arte encontra neste núcleo originário sua relação privilegiada com o
mal". (Castellucci)
Proteste
Em Porto Alegre, hoje (19), amanhã (20) e sábado (21), no teatro São Pedro, será representada a blasfema peça teatral do italiano Romeo
Castellucci intitulada "Sobre o Conceito da Face no Filho de Deus".
Leia abaixo mais detalhes e depois envie uma mensagem
de protesto usando o "Fale Conosco" do site oficial do teatro, escolha opção AATSP
(Associação dos Amigos do Teatro São Pedro, que promove e apóia as atividades
da instituição), no campo "área responsável".
Opinião do Jornal La Croix em
defesa de Castellucci
No mês de julho de 2011, o jornal La Croix, da esquerda-católica,
afirmou que "o show nos traz de volta a nossa condição de homens feitos de
carne e de matéria, como foi Cristo na Cruz". "Como um espelho
obscuro, o espetáculo remete à consciência todas as suas limitações, sua
fragilidade, sua finitude infinita. A seus medos e suas experiências mais
íntimas, suas crenças, sua fé no homem. Em Deus". E no fato das
crianças jogarem objetos no rosto de Cristo, La Croix vê um
"gesto não de blasfêmia, mas de inocência" (1) (veja o vídeo).
Mas qual é o enredo da peça?
Diante de uma enorme fotografia da face de Jesus Cristo, estampada em
uma tela, um idoso nu é vítima de vários ataques de disenteria que exigem de
seu filho o trabalho de limpá-lo regularmente. O diretor Romeo Castellucci não
poupa nada ao público, nem mesmo o cheiro ...
O pai
pede perdão ao filho que continua seu trabalho. Mas a situação vai ficando cada
vez mais difícil. O velho então grita e se revolta. O filho beija a imagem do
Cristo. Ambos se retiram do palco. Até que por detrás daquela imagem de Cristo,
as sombras de um homens a cobrem com um véu negro. Excrementos
fecais são despejados na tela e no palco. O rosto de Cristo vai se escurecendo
até ser rasgado e aparecem os dizeres: “Você (não) é meu pastor”.
Na versão apresentada no festival de Avignon, crianças aparecem em cena jogando granadas no retrato de Cristo ... (veja o vídeo)
Na versão apresentada no festival de Avignon, crianças aparecem em cena jogando granadas no retrato de Cristo ... (veja o vídeo)
OBS: No formulário do
"Fale Conosco", escolha opção de enviar a mensagem para a sigla AATSP (Associação dos Amigos do Teatro São Pedro, que promove e apoia as atividades da instituição), no campo "área
responsável".
Romeo Castellucci |
Romeo Castellucci: simples
expressão artística ou representação de uma cosmovisão gnóstica?
Castellucci
concedeu uma entrevista para a revista australiana Arts
RealTime (No. 52 Dezembro-Janeiro de 2002) por
ocasião da apresentação de sua peça Genesino Festival de Melbourne
(2).
Primeiro, veja como Arts RealTime descreve a obra Genesi:
"Genesi é a história de Deus criando amorosamente o Universo. Em seguida o homem comete o Pecado Original e é expulso do Jardim do Éden. Tudo isso é bem conhecido. Menos familiar, no entanto, é a versão mística judaico-cristã que se encontra no Gnosticismo, na Cabala e na Rosacruz. E é esta a versão que Castellucci representa por meio de sons e outros recursos espetaculares. Castellucci se serve das mesmas tradições que têm servido de inspiração para artistas tais como Baudelaire, Antonin Artaud, Peter Brook [...]
"Nesta versão mais negra do Gênesis, o ato de criação não é aquele de amor, mas trata-se de um terrível erro. (...) O ato da criação é, então, uma transgressão violenta contra as leis do universo e, portanto, toda a criação contém dentro de si o caos (...). Não é o amor que reina neste universo, mas a crueldade. Não foi o homem que pecou, mas Deus. Toda a arte, o teatro e a história constituem, portanto, um conto deste ato inicial de violência primordial "
Agora, trechos da entrevista.
"Genesi é a história de Deus criando amorosamente o Universo. Em seguida o homem comete o Pecado Original e é expulso do Jardim do Éden. Tudo isso é bem conhecido. Menos familiar, no entanto, é a versão mística judaico-cristã que se encontra no Gnosticismo, na Cabala e na Rosacruz. E é esta a versão que Castellucci representa por meio de sons e outros recursos espetaculares. Castellucci se serve das mesmas tradições que têm servido de inspiração para artistas tais como Baudelaire, Antonin Artaud, Peter Brook [...]
"Nesta versão mais negra do Gênesis, o ato de criação não é aquele de amor, mas trata-se de um terrível erro. (...) O ato da criação é, então, uma transgressão violenta contra as leis do universo e, portanto, toda a criação contém dentro de si o caos (...). Não é o amor que reina neste universo, mas a crueldade. Não foi o homem que pecou, mas Deus. Toda a arte, o teatro e a história constituem, portanto, um conto deste ato inicial de violência primordial "
Agora, trechos da entrevista.
Antonin Artaud, louco, inventor
do "Teatro da Crueldade" e mestre
de Romeo Castellucci
|
- Você disse: "o Genesis me assusta mais do
que o Apocalipse", porque representa o "terror de uma possibilidade
sem fim". Isto parece ter sido inspirado muito nos escritos de Antonin
Artaud e de Blau Herbert, nas doutrinas cabalistas e gnósticas pelas quais
Artaud mesmo era influenciado. Você concorda com essas ideias geralmente
associada a esta cosmologia? Por exemplo, Artaud afirmava que um caos terrível
existia antes da criação e que se manteve sempre presente, latente ou imanente,
dentro de cada existência diária. Ele alegou que este "caos" é a
'dupla linguagem' do teatro. O fim mais elevado e a virtude mais eminente do
teatro são, então, o poder representar - ou pelo menos chegar perto de
representar - o caos através de uma representação viva?
Castellucci: (...) O teatro não é algo para ser "reconhecido". Não deve ser isso, mas sim um caminho através do desconhecido, para o desconhecido. O que eu e outros com uma concepção semelhante têm tentado fazer ao longo dos anos tem sido a de levar alto o escândalo da cena e de mantê-las sempre vibrantes. (...)
A este respeito, eu acho que o pensamento de Antonin Artaud é de fundamental importância para a compreensão plena da forma ocidental. Ele coloca o problema da forma em um banho de violência que desperta, que mantém um teatro real. Este é o lugar onde a forma se torna espírito. Estamos falando, de fato, sobre a alquimia da transformação, da transmigração de uma forma em outra. (...)
- Você concorda que todos os atos criativos são um ato de violência, ou pelo menos uma violação do tabu contra a criação? Tenho em mente seu comentário de que Lúcifer, o anjo decaído, é o primeiro artista com quem a humanidade pode se identificar.
Castelucci: (...) Ao longo da história da humanidade, Lúcifer sempre se fez ver através da disfarces e fantasias, adotando as palavras de outra pessoa. Ele também fez isso no Início, se revestindo da pele da Serpente e usando linguagem da Serpente. (...) Ele é realmente o primeiro a trabalhar na superabundância da linguagem, para explorar o teatro como uma energia, dando assim origem à arte. A arte encontra neste núcleo originário sua relação privilegiada com o mal. O mal é, aliás, o aspecto extremo da liberdade que Deus concedeu a todos os seres. Lúcifer vive no estado de sua condenação que é precisamente de viver na região do não-ser. Para retornar ao estado de ser, Lúcifer foi forçado a assumir a aparência de outra pessoa, a voz de outra pessoa. Arte torna-se necessária quando não se está mais no Paraíso.
(...) Porque o Anjo da arte é Lúcifer. Este é o primeiro Ser que assume o figurino e roupas de um outro ser. (...) Ele vem da região de não-ser. A única possibilidade para ele voltar para a área do Ser é fazê-lo na voz, no corpo e no nome de outro, e isso é teatro. Esta zona de não-ser é a condição genital de cada criação, ele permite esta necessária destruição que afasta e evita todas as superstições”.
Castellucci: (...) O teatro não é algo para ser "reconhecido". Não deve ser isso, mas sim um caminho através do desconhecido, para o desconhecido. O que eu e outros com uma concepção semelhante têm tentado fazer ao longo dos anos tem sido a de levar alto o escândalo da cena e de mantê-las sempre vibrantes. (...)
A este respeito, eu acho que o pensamento de Antonin Artaud é de fundamental importância para a compreensão plena da forma ocidental. Ele coloca o problema da forma em um banho de violência que desperta, que mantém um teatro real. Este é o lugar onde a forma se torna espírito. Estamos falando, de fato, sobre a alquimia da transformação, da transmigração de uma forma em outra. (...)
- Você concorda que todos os atos criativos são um ato de violência, ou pelo menos uma violação do tabu contra a criação? Tenho em mente seu comentário de que Lúcifer, o anjo decaído, é o primeiro artista com quem a humanidade pode se identificar.
Castelucci: (...) Ao longo da história da humanidade, Lúcifer sempre se fez ver através da disfarces e fantasias, adotando as palavras de outra pessoa. Ele também fez isso no Início, se revestindo da pele da Serpente e usando linguagem da Serpente. (...) Ele é realmente o primeiro a trabalhar na superabundância da linguagem, para explorar o teatro como uma energia, dando assim origem à arte. A arte encontra neste núcleo originário sua relação privilegiada com o mal. O mal é, aliás, o aspecto extremo da liberdade que Deus concedeu a todos os seres. Lúcifer vive no estado de sua condenação que é precisamente de viver na região do não-ser. Para retornar ao estado de ser, Lúcifer foi forçado a assumir a aparência de outra pessoa, a voz de outra pessoa. Arte torna-se necessária quando não se está mais no Paraíso.
(...) Porque o Anjo da arte é Lúcifer. Este é o primeiro Ser que assume o figurino e roupas de um outro ser. (...) Ele vem da região de não-ser. A única possibilidade para ele voltar para a área do Ser é fazê-lo na voz, no corpo e no nome de outro, e isso é teatro. Esta zona de não-ser é a condição genital de cada criação, ele permite esta necessária destruição que afasta e evita todas as superstições”.
OBS: No formulário do "Fale Conosco", escolha opção de enviar a mensagem para a sigla AATSP (Associação dos Amigos do Teatro São Pedro, que promove e apóia as atividades da instituição), no campo "área responsável".
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Fontes:
1 - La Croix, 22/7/2011
2 - Avenire de la Culture, 5/11/2011
1 - La Croix, 22/7/2011
2 - Avenire de la Culture, 5/11/2011
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