segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Gays 'católicos' satisfeitos com decisão do Vaticano




Associação de homossexuais católicos portugueses saúda o anúncio do Vaticano de questionar as conferências episcopais sobre a contracepção, o divórcio e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Reuters/Tony Gentile O Papa Francisco continua a 
revelar a intenção de permitir uma maior 
abertura na Igreja Católica.
A Rumos Novos - Associação Homossexual Católica portuguesa congratulou-se hoje com a "atitude sem precedentes" do Vaticano ao questionar de uma forma "franca e aberta" as conferências episcopais sobre o divórcio, o casamento  homossexual e a contracepção.

No âmbito da preparação para o sínodo sobre a família que decorrerá em 2014, o Vaticano enviou às conferências de todo o mundo um inquérito, que aborda temas que, por vezes, dividiram a igreja católica, como a proibição do uso de contracepção, a  possibilidade de um católico divorciado voltar a casar-se ou receber a comunhão e o número de jovens que optam por viver juntos antes de se casarem.
"Numa atitude sem precedentes, o Vaticano acaba de pedir aos bispos de todo o mundo que perguntem aos fiéis qual a sua opinião sobre os ensinamentos da igreja no que concerne à contracepção, ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e ao divórcio", afirma  a Rumos Novos, num comunicado enviado à agência Lusa.


"Coração cheio de júbilo" 

A associação refere que "é com o coração cheio de júbilo" que os homossexuais católicos portugueses recebem esta notícia. 
"Como católicos, não podemos deixar de reconhecer a atuação do Espírito Santo [SIC! SIC! SIC!] no seio da sua igreja, pois é a primeira vez que o Vaticano pediu tal tipo de opiniões aos católicos de base, pelo menos desde o pós-Vaticano II", observa.
A Rumos Novos sublinha que esta "notícia é tanto mais importante" tendo em conta algumas posições críticas tomadas pelo atual papa, quando ainda era primaz da Argentina, sobre os homossexuais e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Para a associação, este inquérito representa também "um forte compromisso com o Vaticano II, que desafiou a Igreja a escutar os sinais dos tempos, para poder evangelizar de forma capaz, como Cristo ensinou".
Realça ainda a "abordagem franca, aberta e com espírito de partilha", em que, "finalmente, a hierarquia católica não se inibe de falar de união civil, casamento entre pessoas do mesmo sexo e adoção por casais de pessoas do mesmo sexo, sem ser para os  condenar".


Apelo à Conferência Episcopal Portuguesa


A Rumos Novos, que trabalha diariamente no acompanhamento, oração e partilha com homossexuais católicos portugueses, deseja que a Conferência Episcopal Portuguesa "saiba encontrar a melhor forma de levar este importante documento a toda a igreja nacional  para que possa ser um verdadeiro documento de partilha".
"Fraternalmente desejamos que os Bispos portugueses sejam autenticamente encorajados pela Conferência Episcopal a realizarem esta ampla consulta dos leigos e sacerdotes", afirmam, acrescentando: "Se assim não for, teremos todos perdido uma grande  oportunidade de ouvir a voz do Espírito Santo a trabalhar na Igreja".
A Rumos Novos encoraja "todos os fiéis, particularmente os fiéis homossexuais católicos, a fazerem ouvir as suas opiniões".

Para a associação, é chegado o momento de os homossexuais católicos agarrarem esta oportunidade e "fazer, mais uma vez, sentir à hierarquia católica a necessidade" de trabalhar pela inclusão dos homossexuais.


Fonte: Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...