quinta-feira, 13 de junho de 2013

Será verdade que, pela primeira vez, um Papa ensina como burlar o antigo Santo Ofício? — O que virá depois?



Nota do BlogA CLAR reagiu à publicação de um resumo deste encontro pelo site católico chileno Reflexión y Liberación, que repercutiu em todo o mundo. Comentários de leitores do Fratres in Unum, selecionados e com os devidos destaques. Ler, ao final, a declaração da CLAR.

Destaques de Core Catholica





***

FernandoNF 
11 junho, 2013 às 9:06 pm

Francisco está começando a se tornar refém do seu “desapego” à privacidade e ao recato. Seu pontificado, por hora, tem se resumido a dar explicações sobre os mal entendidos surgidos dos relatos sobre as conversas informais que saem para além dos muros do Vaticano. Para um pontificado que fora inaugurado pela promessa de “eficiência gerencial”, o que mais se vê e se ouve são insinuações, imprecisões, indefinições e sensação cada vez mais desagradável de que temos um Pontífice alheio e pouco cuidadoso à complexidade dos problemas que se lhe apresentam.

Confio na Providência, na presença do Espírito Santo e na fé do povo de Deus para guiar a Igreja nesses mares cada vez mais enegrecidos e revoltosos. Como certa vez os próprios redatores do Fratres afirmaram, as transformações mais profundas estão ocorrendo longe dos muros de Roma, no meio do povo de Deus. Francamente, a imagem que hoje eu tenho da Igreja é a de uma nau à deriva, insubmissa à violência das ondas, mas longe de encontrar águas calmas para singra-las.

***

Renato Lima 
11 junho, 2013 às 10:34 pm

Realmente foi um mal entendido ou Francisco disse o que disse e a repercussão na internet e grupos tradicionais foi tão grande que deixou à mostra o progressismo de Francisco?

Por que Francisco não vem e diz que não disse o que disse?

Por que só assessores ou membros da progressista CLAR é que vem para desdizer o que foi repercutido?


***


Bruno Luís Santana 
12 junho, 2013 às 12:38 am

Se confiarmos no que estes religiosos recordaram da audiência, é a primeira vez que um papa ensina como burlar o antigo Santo Ofício.

Ou seja: a ortodoxia, a crer neste relato, não passa de uma fachada incômoda e necessária, que existe para manter o decoro.

Obrigado, Bento XVI. Nunca foi tão difícil dizer Viva o Papa. Fiquei assombrado ao vê-lo eleito, resisto a ele de coração, não consigo arrancar isso de mim, porque vejo nele antes um flagelo, um opositor que é diametralmente oposto à Igreja.

É para causar vergonha, mas não consigo me convencer de que estou neurótico, de que estou redondamente enganado, e principalmente; de que estou sendo injusto.

Eu quero estar enganado, mas só consigo desejar que este pontificado chegue ao fim.

Obrigado, Bento XVI. Sete longos anos com luvas de pelica alteraram tão pouco a feição do Sacro Colégio, que a esmagadora maioria “conservadora” votou em Bergoglio.

O que virá depois?

Senhor, dai-me um coração novo, mas, dai-me juízo também, e retidão de intenção, para que possa viver de forma a agradar-Lhe.


***

André C.A. 
12 junho, 2013 às 5:29 pm

A Igreja até 1940 era pelagiana ou são só os tradicionalistas?


*** * ***

Religiosos latino-americanos confirmam declarações de Papa sobre 'lobby gay'
Fonte: Uol

CIDADE DO VATICANO, 12 Jun 2013 (AFP) - A Confederação Latino-Americana dos Religiosos (CLAR) confirmou nesta quarta-feira as declarações do Papa Francisco sobre a corrupção e existência de um lobby gay no Vaticano durante um recente encontro.

A CLAR reagiu à publicação de um resumo deste encontro pelo site católico chileno Reflexión y Liberación, que repercutiu em todo o mundo.

"A presidência da CLAR lamenta profundamente a publicação de um texto fazendo referência a um encontro com o Papa", indicou a CLAR em um comunicado, que indica que "nenhuma gravação" foi feita durante a audiência.

O resumo foi escrito pouco após a reunião "com base nas lembranças dos participantes", acrescentou a Confederação.

"É claro que não podemos atribuir ao Papa com absoluta certeza as expressões específicas contidas no texto, mas apenas o sentido geral", explicou o comunicado, confirmando as declarações.

O resumo, ressalta o comunicado, "estava destinado a registrar a memória pessoal dos participantes e de maneira nenhuma a publicação, para o que nenhuma autorização foi pedida".

No Vaticano, é visível o problema de "comunicação interna" ligada ao modo muito livre de expressão do novo pontífice.

Segundo o resumo, durante a audiência com membros da CLAR, o Papa denunciou os interesses financeiros por trás das leis pró-aborto e reconheceu a dificuldade de realizar mudanças na Cúria Romana. 

Ele ainda admitiu que "na Cúria, há pessoas verdadeiramente santas, mas também existe uma corrente de corrupção", acrescentando: "fala-se de 'lobby gay', e é verdade, ele existe", segundo o resumo. 

Desde a eleição em março do Papa Francisco, textos e conversas vazaram para a imprensa.

O porta-voz da voz Santa sé, o padre Federico Lombardi, ressaltou na terça-feira se tratar de uma reunião privada e que "não tinha nenhum comentário a fazer" sobre a questão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...