quarta-feira, 19 de março de 2014

A crítica do cardeal Caffara


DESTAQUE

'Mas os papas sempre ensinaram que o poder do papa não chega a isso: sobre o matrimônio ratificado e consumado, o papa não tem nenhum poder (...)'.

'Com isso nega-se a espinha dorsal da doutrina da Igreja sobre a sexualidade. Nesse ponto, se poderia perguntar: e por que não se aprovam as coabitações livres? E por que não as relações entre homossexuais?'

*** *** ***

‘'Começam com os divorciados, depois vêm os casais gays’ - A crítica do cardeal Caffara



"De Bolonha, com amor: parem." Esse é o título de uma entrevista com o cardeal arcebispo de Bolonha,Carlo Caffarra, com seu passado enraizado no movimento Comunhão e Libertação, publicada nesse sábado pelo jornal Il Foglio. "Peroração do cardeal Caffarra depois do consistório e do relatório Kasper" é o subtítulo. "Não toquem no matrimônio de Cristo. Não se julga caso a caso, não se abençoa o divórcio. A hipocrisia não é misericordiosa."

A reportagem é do sítio TMNews, 15-03-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A respeito da proposta do cardeal Walter Kasper (acerca da possibilidade de readmitir à comunhão, depois de um período de penitência, os casais de divorciados em segunda união que o peçam), Caffara afirma: "Se a Igreja admite à Eucaristia, no entanto, deve dar um juízo de legitimidade à segunda união. É lógico. Mas, então, o que acontece com o primeiro matrimônio? O segundo, diz-se, não pode ser um verdadeiro segundo matrimônio, já que a bigamia é contra a palavra do Senhor. E o primeiro? Dissolveu-se? Mas os papas sempre ensinaram que o poder do papa não chega a isso: sobre o matrimônio ratificado e consumado, o papa não tem nenhum poder. A solução proposta leva a pensar que o primeiro matrimônio continua existindo, mas há também uma segunda forma de convivência que a Igreja legitima. Portanto, há um exercício da sexualidade humana extraconjugal que a Igreja considera como legítima. Mas com isso nega-se a espinha dorsal da doutrina da Igreja sobre a sexualidade. Nesse ponto, se poderia perguntar: e por que não se aprovam as coabitações livres? E por que não as relações entre homossexuais?"

Fonte: Unisinos


Concordância de La Salette com a comunicação mística ao Beato Padre Eustáquio




DESTAQUE



“O poder infernal que se desencadeia nestes tempos, não em violências, nem em martírios sangrentos, tal como nos tempos antigos, mas com as palavras de Deus e de Santos nos lábios, vem-se dar o beijo venenoso a todos quantos se apresentam na sua frente.

“Grita-se ‘Deus’, escreve-se ‘Deus’ e nada há de Deus no coração, senão peste e veneno que, sob a falsa máscara de fé e de religião, querem espalhar-se sobre a multidão cuja fé, embora fraca, não está totalmente apagada.

“É um horror como se revoltam contra Mim. E ainda falam como se fossem inspirados pelo Espírito Santo, enquanto sua inspiração não passa de uma sugestão do mau espírito que é o demônio em própria pessoa (...)”.


*** *** ***

Concordância de La Salette com a comunicação mística ao Beato Padre Eustáquio


Jesus Cristo disse ao Beato Padre Eustáquio van Lieshout SS.CC.: “Eu vejo a minha religião ameaçada, caluniada e perseguida mais do que nunca”.


Quando Nossa Senhora revelou seu Segredo em La Salette fez afirmações muito graves sobre o estado moral, espiritual, social e político do mundo, convidando a uma profunda conversão.

Algumas das afirmações de Nossa Senhora, porém, foram mal recebidas por aqueles que se sentiram concernidos.

Um dos casos foi protagonizado pelos setores da sociedade e do clero que tinham aderido às falsas máximas e aos costumes decadentes do mundo.

Dos mesmos arraiais que tinham aderido às ideias igualitárias da Revolução Francesa e aos costumes sensuais que se difundiam pela sociedade temporal, brotou implacável guerra contra o Segredo.

Alegavam eles ser impossível que Nossa Senhora tivesse predito horizontes tão carregados de ameaças, guerras, heresias, decomposição social e ação dos demônios.

Aduziam também que o mundo andava sempre melhor e que um diálogo sincero – mas cheio de concessões ao erro e ao pecado – acabaria trazendo a reconciliação da Igreja com o mundo.

Nossa Senhora tinha bem denunciado que se o mundo recusava a necessária conversão atrairia sobre si tremendas desgraças que a Providencia permitiria como derradeiro meio para salvar as almas que quisessem se submeter à vontade de Deus.

Panoramas análogos foram anunciados por santos religiosos e sacerdotes como São João Bosco, ou Papas como o Beato Pio IX e São Pio X..


Um exemplo mais próximo de nós é o do Beato Padre Eustáquio van Lieshout SS.CC., bem conhecido de muitos brasileiros.

Nascido na Holanda em 3 de novembro de 1890 chegou ao Brasil como missionário em 1925. Ele faleceu em Belo Horizonte a 30 de agosto de 1943.

Sua fama de santidade e os múltiplos milagres que lhe são atribuídos facilitaram sua elevação aos altares.

Ele foi beatificado em 15 de junho de 2006.



O Beato Padre Eustáquio não teve uma relação especial com La Salette, feita a exceção de estudos que não conhecemos ou que não foram ainda dados a conhecer.

Por isso, é especialmente benfazejo ouvir o anúncio dos castigos purificadores que ele fez como corretivo providencial da decadência do mundo.

Ele fez esse anúncio em consequência de uma inspiração mística que lhe apontou sua missão face a um mundo, sempre mais sensual, igualitário e entregue às potencias infernais e de seus sequazes humanos, leigos e clérigos.




O Beato Padre Eustáquio, missionário no Brasil



Reproduzimos,à continuação, carta do bem-aventurado missionário de 25 de Julho de 1941.

Nela, ele descreve uma comunicação sobrenatural por ele recebida a respeito do progresso de Satanás e de seus seguidores, e do abandono da Igreja por parte de indignos membros dEla, inclusive altos responsáveis.

As analogias com o Segredo de La Salette são tantas e saltam de tal maneira aos olhos que dispensam comentários.

O leitor saberá fazê-las, com facilidade e em abundância.


Eis a carta do Beato Padre Eustáquio:



V.C.J.S.                                                                         V.C.M.I



Dia do Apóstolo-Mártir São Tiago

25 de Julho de 1941


Mensagem


Jesus, na minha solidão, se fez ouvir mais do que nunca e são estas as palavras que me foram confiadas pela boca do Senhor:

“Eu vejo a minha religião ameaçada, caluniada e perseguida mais do que nunca.

“Não sai mais, como no tempo medieval, a voz do erro de uma só boca, está saindo de milhares de bocas; de bocas que não sabem o que dizem, não sabem o que falam; apenas empurradas por uma força que eles não conhecem, nem procuram conhecer, gritam contra Mim, blasfemam contra Mim; uns fogem da minha companhia, outros como ramos secos ficam se agarrando ao tronco antigo que é a religião Católica, Apostólica, Romana.



“E o falso poder que invade os corações, invade as almas, invade os lares, aumenta-se cada vez mais, penetra cada vez mais na intimidade da vida, até no templo em que habito.

“O poder infernal que se desencadeia nestes tempos, não em violências, nem em martírios sangrentos, tal como nos tempos antigos, mas com as palavras de Deus e de Santos nos lábios, vem-se dar o beijo venenoso a todos quantos se apresentam na sua frente.

“Grita-se ‘Deus’, escreve-se ‘Deus’ e nada há de Deus no coração, senão peste e veneno que, sob a falsa máscara de fé e de religião, querem espalhar-se sobre a multidão cuja fé, embora fraca, não está totalmente apagada.

“É um horror como se revoltam contra Mim. E ainda falam como se fossem inspirados pelo Espírito Santo, enquanto sua inspiração não passa de uma sugestão do mau espírito que é o demônio em própria pessoa.

“E sob este fingimento de santidade invadem muitas almas, muitos corações e muitos lares.

“E depois de o mau espírito haver tomado posse destes corações, vê-se logo o estrago e o veneno que por aí derramaram”.







*** * ***


“Ó astúcia diabólica, que chegou a tal ponto que soube inclinar o ouvido do povo mais para o lado do mau espírito do que para o lado do próprio Deus!

“Vê como as guerras rebentam em toda parte, como cresce cada vez mais o ódio entre os povos, vê como aumenta a falsidade nos corações, diminuindo, a olhos vistos, a fé nas almas, e os estragos espirituais que em todas as classes do povo aumentam de dia para dia.

“E os mediuns que tomam o lugar dos santos, falam, escutam e enganam o próximo.

“E aí se vai a fé, se vai a religião, se vai a amizade com Cristo.

“E chegam as multidões a tomar confiança com quem não é de Cristo, e a perversidade torna-se o hábito natural destas pessoas.

“E aproveitando-se das misérias humanas, lançam-se sobre as criaturas doentes que, no desespero de suas moléstias e na falsa esperança de um pequeno alívio, entregam-se de corpo e alma ao cruel demônio que não somente lhes compromete a saúde do corpo, mas o que é pior, a salvação de suas almas.

“Ó mal, ó mal extremo que se arraigou nas almas de tantas e tantas pessoas!

Queda dos anjos rebeldes, detalhe.
Pieter Bruegel o Velho (1525-1569).
Royal Museumsof Fine Arts, Bruxelas

“Chegou a hora em que as guerras hão de se abrir contra tantas pragas, contra os maus espíritos que andam pelo mundo para perder as almas...

“Vá, meu filho, com franqueza e liberdade em combate a este grande mal. Sê o Moisés de hoje; que livres teu povo dessa péssima escravidão!

“Revoltar-se-ão contra ti, pois o dedo será posto na ferida.

“Mas, as curas que em meu nome operares, destruirão os fenômenos diabólicos com que obcecaram o meu bom povo.

“Ao teu lado andará o meu pai nutrício, cuja proteção escolhi sobre nossa casa de Nazaré e sobre a minha Igreja, que se fundou sobre a pedra sólida e inamovível da verdade e da santidade.

“Invoca a S. José com toda a confiança,  invocá-lo, junto com sua Santa Esposa, Maria SS., e o mal se extinguirá e a fé se tornará de novo florescente e crescente nas almas, nos lares, nas sociedades do mundo inteiro.”

Subscrito: São José, rogai por nós. – Saúde e Paz a todos – saúde ao vosso corpo, mas antes de tudo, paz a vossas almas.

Os meios que Nosso Senhor, de modo especial, me inspirou são: o ministério sacerdotal, a oração, a pregação e a visita aos doentes e a todos que sofrem.

E peço, humildemente, a todos os meus superiores eclesiásticos, religiosos e civis, para me auxiliares na minha santa missão, para que a graça de Deus venha para tantos que sofrem e tantos que se perdem.

O humilde servo em Cristo:

Pe. Eustáquio van Lieshout, SS.CC.”



(Fonte: livro “Padre Eustáquio van Lieshout SS.CC.”, de autoria do Pe. Venâncio Hulselmans SS.CC., apud Helio Viana “Padre Eustáquio” in CATOLICISMO)



MONGE ARMÊNIO HOVANNÉS - OS CRUZADOS FORAM O BRAÇO MISERICORDIOSO DO DEUS TODO-PODEROSO


Chegada dos cruzados a Antioquia,
Sébastien Mamerot, Les Passages d’Outremer, Fr 5594, BnF



O monge armênio Hovannés [João] que morava em Antioquia durante o sítio cruzado, assistiu à sua subsequente invasão, ao sítio maometano e, por fim à libertação final, num combate humanamente inexplicável, deixou uma crônica bastante pormenorizada de como aconteceram esses fatos:
“(…) Naquele ano [Nota: fala das operações militares do ano 1098] o Senhor visitou o seu povo, segundo está escrito: “Eu não vos abandonarei nem me afastarei de vós”.
“O braço todo poderoso de Deus foi o nosso guia.
[Os Cruzados] trouxeram o estandarte da Cruz de Cristo, e depois de ostentá-lo pelo mar, massacraram uma multidão de infiéis e puseram os outros a fugir pela terra.
Tomaram a cidade de Nicéia e a sitiaram por cinco meses.
Depois vieram ao nosso país, na região da Cilícia e da Síria, e atacaram, postando-se em volta da metrópole de Antioquia.
Durante nove meses, fizeram a cidade e as regiões vizinhas passarem por momentos difíceis.
Por fim, como a captura de uma cidade de tal maneira fortificada não estava na capacidade dos homens, Deus todo-poderoso, por meio de seus conselhos, obteve a salvação e abriu a porta da misericórdia.
Tomaram a cidade e com o fio da espada mataram o arrogante dragão com suas tropas.
Mas, após um ou dois dias, uma imensa multidão de maometanos reuniu-se ao pé das muralhas, para trazer socorro a seus congêneres.
Em virtude de seu grande número, os infiéis menosprezavam o pequeno número de cristãos; eram insolentes, como o foi o faraó, proferindo este frase: “Eu os matarei com minha espada, minha mão dominar-vos-á”.

Sitio de Antioquia,  f 52,
Sébastien Mamerot, Les Passages d’Outremer, Fr 5594, BnF.

Durante quinze dias, os cruzados ficaram reduzidos à maior das angústias, e esmagados pela aflição, pois faltavam os alimentos necessários para a vida dos homens e dos animais.
Muito debilitados e espantados pelo número imenso de infiéis, reuniram-se na grande basílica do Apóstolo São Pedro e, com um poderoso clamor e uma chuva abundante de lágrimas, pediram numa só voz, mais ou menos isto:
“Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, em quem nós esperamos e por cujo nome nesta cidade nós somos reconhecidos como cristãos, Vós nos conduzistes até este local. Se nós pecamos contra Vós, tendes todos os meios para nos punir, mas livrai-nos dos infiéis, a fim de que eles, intumescidos de orgulho não possam dizer: ‘onde está o seu Deus?’”

Cruzados formam em ordem de batalha, f 71,
Sébastien Mamerot, Les Passages d’Outremer, Fr 5594, BnF

“E, tomados pela graça da oração, uns encorajavam os outros, dizendo: ‘O Senhor dará força a seu povo; o Senhor abençoará o seu povo na paz’”.
E cada qual se lançou sobre o cavalo e correram contra os ameaçadores inimigos dispersando-os, pondo-os em fuga e os massacraram até o pôr do Sol.
Tudo isso causou grande alegria aos cristãos, e houve abundância de trigo e de cevada, como nos tempos de Eliseu às portas de Samaria.
Por isso eles aplicaram a si mesmos o cântico profético: “Eu te glorifico, Senhor, porque Vós cuidastes de mim, e Vós fostes causa de eu não alegrar a meu inimigo”.
(Fonte: Récitdu moine arménienHovannés (Jean) à lafin d’unmanuscritcopié par luiaumonastère de saint-Barlaam, danslaville haute d’Antioche, pendant lesopérationsmilitaires de 1098. Traduitdulatin de latraductionfaitesurletextearménien par lepèrePeeters, « MiscellaneaHistorica Alberti de Meyer », Louvin, 1946, p. 376, apud Internet Medieval Sourcebook) 

Retirado do Blogue: As Cruzadas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...