Nota do blogue: Acompanhe esse Especial AQUI.
Luz nas trevas: respostas irrefutáveis às objeções protestantes
por Pe. Júlio Maria
por Pe. Júlio Maria
Livro de 1955 - 224 pag.
Editora VOZES
Petrópolis
Editora VOZES
Petrópolis
CAPÍTULO VIII
A IMACULADA CONCEIÇÃO
Pede-se um texto da bíblia que prove que Maria foi concebida sem
pecado.
É a
segunda objeção formidável, que prova a supina ignorância de quem a formula.
Falam de conceição imaculada de Maria, sem saber de que se trata, em que
consiste e qual a significação das palavras.
Eis por
que vou citar, não somente um texto da bíblia, mas sim diversos, e explicar o
mais claro possível o que é a imaculada conceição, para que o meu amigo
protestante entenda que ele pretende combater o que ignora. Escute bem, meu
amigo.
O pecado
original é o pecado cometido por Adão e Eva, desobedecendo a Deus. Este pecado,
em Adão era atual, e o afastou de
Deus, como fim sobrenatural. Em nós, é um pecado de raça.
O gênero
humano forma um corpo único, como ensina São Paulo: assim como o corpo é um, e tem muitos membros... assim é também Cristo,
porque num espírito fomos batizados todos nós, para sermos um só corpo (1
Cor 12, 12).
Cristo é a
cabeça sobrenatural deste corpo... sendo
Adão a sua cabeça natural e moral. A cabeça moral pecando, todos os
membros participam deste pecado.
Quando
Deus criou nossos primeiros pais, estabeleceu-os no estado de inocência, de justiça original e de
santidade, outorgando-lhes dons de três qualidades: naturais, sobrenaturais e
preternaturais.
Os dons naturais são as propriedades do corpo e
da alma, exigidos por sua natureza dos homens, para alcançar o seu fim natural.
Os dons sobrenaturais são: a graça
santificante que faz deles filhos de Deus e predestinados à visão beatífica. Os
dons preternaturais consistem na
imunidade do sofrimento, da morte, da ignorância e da concupiscência.
Adão e
Eva, desobedecendo a Deus, cometeram um pecado mortal (Gn 2, 17) e perderam a
graça divina, com todos os dons que excediam as exigências da natureza humana.
Perderam todos os dons sobrenaturais e preternaturais, conservando apenas os
dons naturais, porém muito enfraquecidos. Os dons naturais não lhes foram
retirados em sua constituição intrínseca, mas em seu exercício; as paixões
desnorteando o juízo e enfraquecendo a vontade.
Este
pecado, sendo um pecado de raça,
transmite-se a todos os que pertencem à raça humana.
O pecado entrou no mundo por um homem só, diz o Apóstolo (Rom 5, 22). E ainda: Se um só morreu para todos é
porque todos estavam mortos (2 Cor 5, 14).
Todos
estavam mortos em Adão. Todos! Logo
também Maria SS.
Entende-se
por morta em Adão o fato de Maria, em virtude da sua conceição, estar sujeita
ao pecado original por direito, porém
não estava sujeita a este pecado de fato,
porque uma graça singular do Redentor preservou-a, afastando dela a privação que constitui o pecado
original.
Maria, em
virtude da sua descendência natural de
Adão, estaria sujeita ao pecado, se não fosse, como pessoa, preservada dele[1].
Como criatura, Maria devia herdar o pecado original; como Mãe de Deus, devia
ela ser preservada.