segunda-feira, 7 de julho de 2014

PREPARA-SE OUTRO CASO ‘FRANCISCANOS DA IMACULADA’? INTERVENÇÃO EM CIUDAD DEL ESTE À VISTA...


DESTAQUE

Creio que Dom Rogelio Livieres será afastado. Não resta dúvida disso. O seminário sofrerá uma intervenção nos moldes daquela sofrida pelos Franciscanos da Imaculada. As comunidades tradicionais que se refugiaram em Ciudad del Este, uma delas brasileira, ficarão à deriva.

É muito claro que o projeto de destruição de Ciudad del Este já estava no coração de muitos prelados, paraguaios ou não. Só precisavam de um motivo prático para a inquisição régia, que é a marca deste pontificado, começar. Tudo o que é tradicional deve ser neutralizado.

E o Pe. Urrutigoity? O seu destino não importa, o que importa é que Francisco não esquece, Francisco não perdoa!


O que se passou ultimamente foi uma briga pública e lamentável entre o arcebispo de Assunção e o bispo de Ciudad del Este, inclusive com o primeiro sendo chamado de homossexual pelo segundo.


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Agora é oficial - Visitação Apostólica à diocese de Ciudad del Este



 
Carta Oficial da Nunciatura

Mons. Eliseo Ariotti, núncio apostólico no Paraguai, informou hoje que a Santa Sé realizará uma visita apostólica à diocese de Ciudad del Este. A visita será comanda pelo cardeal Santos Abril, arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior, e Mons. Milton Luis Tróccoli Cebélio, bispo auxiliar de Montevidéu.

Em primeiro lugar, é preciso rever alguns "dados históricos" antes de listarmos os motivos apresentados para a visitação.

Como já 
escrevemos aqui - e recomendamos a leitura completa do post - Mons. Livieres, bispo de Ciudad del Este, recebeu um sacerdote argentino em sua diocese em 2008. Trata-se de Carlos Urrutigoity que tem um longo histórico de acusações de abuso de menores nos EUA, inclusive alguns processos criminais foram iniciados contra ele.

Mons. Livieres afirmou que Carlos Urrutigoity foi enviado à Ciudad del Este pelo próprio Vaticano que, na época, não sabia o que fazer com ele, palavras do próprio Mons. Livieres. Entretanto acredito que o bispo cometeu uma imprudência ao dar cargos elevados à Carlos Urrutigoity, sobretudo ao confiar-lhe um apostolado junto aos jovens. Mons. Livieres acredita na inocência de Carlos Urrutigoity, afirmando que o mesmo é vítima de calúnia e perseguição.
Conferência de imprensa na sede da CEP


A diocese de Ciudad del Este é um oásis teológico dentro do lamaçal modernista que se tornou a América Latina. Guardadas as devidas proporções, poderíamos chamá-la de "Ecône do Iguaçú", pois muitas comunidades de carisma tradicional encontraram abrigo e proteção paternal na diocese. Por isso é possível que a familiaridade de Carlos Urrutigoity com a missa tradicional tenha advogado a favor do padre na análise do bispo.
 

Entretanto MonsLivieres é um antigo desafeto do então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco. E Francisco não esquece, Francisco não perdoa.

As desavenças entre os dois prelados de diferentes nacionalidades começaram quando o seminário maior de Ciudad del Este foi se tornando conhecido entre os países de língua espanhola por sua formação mais tradicional. O seminário paraguaio começou a atrair seminaristas de outras dioceses, sobretudo de Buenos Aires, que fugiam horrorizados com o que viam na casa de formação argentina. O então cardeal Bergoglio iniciou uma guerra de acusações contra Livieres junto ao Vaticano, exigindo uma intervenção na diocese e o afastamento do bispo. Isso é o que reportamos de fontes espanholas já em 2012, portanto estamos isentos de qualquer sentimento anti-franciscano. Leia mais no famoso texto "
A Máfia Argentina do Cardeal Bergoglio" para ter referências sobre o assunto.

Na época Bergoglio tentou sem sucesso atacar o bispo paraguaio. Hoje, entretanto, ele é Papa. E Francisco não esquece, Francisco não perdoa.

Revisitada a história recente da diocese, podemos prosseguir com as razões apresentadas pelo Núncio para a visitação apostólica. Questionado sobre o motivo da visita, durante uma coletiva de imprensa, o Núncio afirmou:

"É para averiguar não apenas o que se passou ultimamente, mas ver tudo o que acontece na casa de Ciudad del Este".

O que se passou ultimamente foi uma briga pública e lamentável entre o arcebispo de Assunção e o bispo de Ciudad del Este, inclusive com o primeiro sendo chamado de homossexual pelo segundo.

Mas perceberam? Não se trata de uma intervenção em torno do caso do Pe. Urrutigoity, mas irão investigar TODA a diocese. Segundo informou o 
site de notícias paraguaio ABC:
"Também chama a atenção da Santa Sé as denúncias de má gestão dos recursos financeiros dentro da diocese, que inclusive chegaram a processos judiciais. Os enviados do Papa Francisco também avaliarão as supostas irregularidades no seminário de Ciudaddel Este"

No comunicado em papel timbrado da Nunciatura, que apresentamos no início da postagem, estranhamente não se fala de uma investigação de Pe. Urrutigoity, mas é possível ler claramente a vontade do Papa em investigar os seminários da diocese. O seminário? Jura!? Quem diria... Francisco não esquece, Francisco não perdoa!

Investigar Pe. Urrutigoity é uma prioridade, sem dúvida. Se culpado, que o punam, mas se for inocente que se faça justiça e limpem seu nome.


O que realmente está em jogo

Como eu já disse o Papa Francisco não esquece e não perdoa. Mons. Livieres foi uma pedra em seu sapato por muitos anos porque provava que o modelo adotado em Buenos Aires era um modelo fracassado. Livieres fazia Bergoglio encarar o seu próprio fracasso enquanto pastor.

Enquanto o seminário de Ciudaddel Este tem mais seminaristas do que todos os outros seminários paraguaios juntos, a arquidiocese de Buenos Aires - a mais importante da Argentina! - patina com duas dúzias de jovens.

A visita não será focada em Urrutigoity, mas no seminário. A casa de formação é sim o grande alvo dos visitadores.

De fato, como informa no 
site oficial da diocese, Mons. Livieres alega que desde 2013 pediu ao Vaticano uma visita ao seminário diocesano "para que eles possam nos ajudar a levar da melhor forma possível o governo da nossa Diocese, e aperfeiçoou o trabalho que já estamos fazendo, porque nós temos experimentado um crescimento incrível nos últimos anos, graças a Deus". Certamente o bispo está muito seguro do trabalho que vem executando.

Como também 
reportamos aqui em 2012:
Chegou a diocese de Ciudaddel Este um relatório da Congregação para a Educação Católica aprovando os métodos, a espiritualidade, enfim, tudo no seminário São José!Após a análise de mais de 200 páginas de um relatório enviado por MonsLivieres, contendo currículo, cronograma, histórico, professores e perfil de cada candidato de forma detalhada, a Congregação não só aprovou como elogiou o seminário.

Diferentemente de outras casas de formação, Mons. Livieres sempre fez questão de manter o Vaticano informado de tudo, desde o currículo até o perfil dos candidatos. Nada foi feito na encolha, como se costuma dizer.

Agora, entretanto, falam de irregularidades no seminário! Como pode ser? O que mudou em dois anos? Bem... mudou o Papa e Francisco não esquece, Francisco não perdoa!

Se a visitação será feita também no seminário, nada mais natural do que enviar alguém da Congregação para Educação Católica ou da Congregação para o Clero (que é a atual responsável pelos seminários). Entretanto caberá provavelmente a um bispo auxiliar de Montevidéu, que é reitor de um seminário interdiocesano, investigar o seminário de Ciudaddel Este. O 
seminário comandado pelo bispo tem 25 seminaristas e segue a mesma linha do seminário de Buenos Aires com disciplina relaxada.
Formadores do Seminário Uruguaio


Irregularidades Financeiras

Depois dos escândalos de má gestão do Banco do Vaticano, parece que a tendência é fazer tais escândalos aconteceram na esfera diocesana para se livrar de algum bispo. Foi assim com o bispo alemão de Limburgo, Franz-Peter Tebartz van Elst, e com o arcebispo argentino de Rosário, José LuisMollagha, também um antigo desafeto de Bergoglio.

Quais seriam essas supostas irregularidades financeiras? Nada se explica, só se afirma que existem.
Quantos milhões podem ser escondidos numa diocese paraguaia? Fracamente... Meu bispo construiu um seminário enorme para pouco mais de 20 seminaristas, numa área próspera e cara, sendo que a diocese já contava com dois (!!!) outros prédios construídos. Não vejo o Vaticano desembarcando por essas bandas...

O que virá?

Creio que Dom Rogelio Livieres será afastado. Não resta dúvida disso. O seminário sofrerá uma intervenção nos moldes daquela sofrida pelos Franciscanos da Imaculada. As comunidades tradicionais que se refugiaram em Ciudaddel Este, uma delas brasileira, ficarão à deriva.

É muito claro que o projeto de destruição de Ciudad del Este já estava no coração de muitos prelados, paraguaios ou não. Só precisavam de um motivo prático para a inquisição régia, que é a marca deste pontificado, começar. Tudo o que é tradicional deve ser neutralizado.

E o Pe. Urrutigoity? O seu destino não importa, o que importa é que Francisco não esquece, Francisco não perdoa!



Fonte: Blogonicvs

O QUE SE PREPARA PARA O SÍNODO DE OUTUBRO?


DESTAQUE – COMENTÁRIO



Agora nós não estamos mais limitados a considerar a comunhão para os divorciados e recasados, mas ampliando a questão para todas "as coabitações irregulares"? Eu espero que os eclesiásticos mais elevados considerem a questão pastoral de quanto tempo os casais devem coabitar antes que possam receber a Sagrada Comunhão? Os párocos, como Pe. Vicario e eu mesmo, precisam saber onde a linha será desenhada.

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A ira cadente sobre o pobre Pe. Vicario não terminou com uma repreensão de seu Ordinário. O Cardeal Baldisseri, o secretário-geral do próximo Sínodo, disse que as palavras de Pe. Vicario foram "loucas, uma opinião estritamente pessoal de um pároco que não representa ninguém, nem mesmo a si mesmo" ("una pazzia, un’opinion estrettamente personale di un parroco che non rappresenta nessuno, neanche se stesso.")
O artigo de Sandro Magister faz uma comparação pertinente entre as palavras do sacerdote italiano e as do Cardeal Collins, arcebispo de Toronto, que foi nomeado em janeiro deste ano como um dos cinco membros da Comissão de Cardeais Supervisionar o Instituto para as Obras de Religião.

Sandro Magister está certo ao apontar que o cardeal Collins não disse nada diferente do Pe. Vicario. E ele está certo em perguntar se ele também será acusado de ser louco.

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Padre Italiano é chamado de louco por Baldisseri porque ensina doutrina tradicional sobre o divórcio

(Pe. Timothy Finigan | Tradução Blogonicus) - Nos círculos eclesiásticos exaltados na Itália, parece haver uma nova ortodoxia emergente com relação à questão da Sagrada Comunhão para os divorciados que voltaram a casar. Então rigorosa é que um padre da paróquia recebe um míssil guiado a partir do coração da cúria por sua discordância.

Muitos leitores seguem o blog em inglês de Sandro Magister, Chiesa, por seu comentário bem informado e incisivo sobre assuntos do Vaticano. Magister também escreve um blog de língua italiana para L'Espresso, chamado Settimo Cielo, que muitas vezes tem material adicional de grande interesse.

Há poucos dias, em seu artigo Cose da pazzi. Il cardinale Collins e il curato dicampagna ("Coisas malucas. O cardeal Collins e o padre do campo") Magister contou sobre a reação ao Padre TarcisioVicario, pároco da diocese de Novara, na Itália, que recentemente falou sobre a questão da Sagrada Comunhão para os divorciados que voltaram a casar, dizendo:
"Para a Igreja, que atua em nome do Filho de Deus, o casamento entre os batizados é só e sempre um sacramento. O casamento civil e a coabitação não são um sacramento. Portanto, aqueles que se colocam do lado de fora do Sacramento por contrair casamento civil estão vivendo uma infidelidade contínua. Não estamos tratando do pecado cometido em uma ocasião (por exemplo, um assassinato), nem uma infidelidade por descuido ou hábito, onde a consciência em qualquer caso, nos chama de volta ao dever de reformar a nós mesmos por meio de sincero arrependimento e um verdadeiro e firme propósito de distanciar-nos do pecado e das ocasiões que levam a isso. "

O Bispo de Novara deixou claro que um apelo à lógica ou o bom entendimento da analogia retórica, iria cair em ouvidos moucos, caracterizando a expressão do padre como:
"uma equação inaceitável, embora introduzida como um exemplo, entre coabitação irregular e assassinato. O uso do exemplo, mesmo se escrito entre parênteses, revela-se inapropriado e enganoso, e, portanto, errado."


Ortodoxia é loucura para Baldisseri

Na verdade o padre Vicario não "igualou" coabitação irregular e assassinato. Todo o seu ponto era que eles são diferentes - um é um estado permanente, onde a pessoa não tem a intenção de mudar sua situação, o outro é um pecado cometido em uma ocasião especial, quando uma consciência formada adequadamente chamaria a pessoa se arrepender e não cometer o pecado novamente.

A ira cadente sobre o pobre Pe. Vicario não terminou com uma repreensão de seu Ordinário. O Cardeal Baldisseri, o secretário-geral do próximo Sínodo, disse que as palavras de Pe. Vicario foram "loucas, uma opinião estritamente pessoal de um pároco que não representa ninguém, nem mesmo a si mesmo" ("una pazzia, un’opinion estrettamente personale di un parroco che non rappresenta nessuno, neanche se stesso.")

Cardeal Collins

Deixando de lado a hipérbole tortuosa (como Sir Bernard Wooley poderia interpor, sua opinião não pode ser pessoal e ainda não representar a si mesmo) é preciso perguntar por que tal opinião popular e ortodoxa, expressa com clareza, deve ser objeto de tal condenação veemente.

O artigo de Sandro Magister faz uma comparação pertinente entre as palavras do sacerdote italiano e as do Cardeal Collins, arcebispo de Toronto, que foi nomeado em janeiro deste ano como um dos cinco membros da Comissão de Cardeais Supervisionar o Instituto para as Obras de Religião.

Uma semana atrás, na véspera da publicação do Instrumentum Laboris para o Sínodo, Brandon Vogt entrevistou o cardeal Collins para o blog Word on Fire. Durante o curso da entrevista, o cardeal Collins disse:
Muitas pessoas que são divorciadas, e que não são livres para casar, entram em um segundo casamento. Há várias razões que podem levar a isso, e seus irmãos paroquianos não devem se ocupar especulando sobre elas. Católicos nessa situação trágica podem estar envolvidos em muitos aspectos da vida da comunidade, mas eles não podem receber os sacramentos, como a Sagrada Comunhão, uma vez que qualquer que seja a sua disposição pessoal ou as razões para a sua situação, conhecido talvez somente a Deus, eles estão persistindo num modo de vida que é objetivamente contrário à ordem clara de Jesus. Esse é o ponto. O ponto não é que eles tenham cometido um pecado; a misericórdia de Deus é abundantemente concedida a todos os pecadores. Assassinato, adultério, e quaisquer outros pecados, não importa quão sério, são perdoados por Jesus, especialmente através do sacramento da Reconciliação, e o pecador perdoado recebe a comunhão. A questão na matéria de divórcio e do novo casamento é uma decisão consciente de alguém (por qualquer motivo) em persistir numa situação contínua de desconexão com a ordem de Jesus. Embora não seria certo para eles o acesso aos sacramentos, precisamos encontrar melhores formas de chegar às pessoas nesta situação, para oferecer-lhes assistência amorosa.

Sandro Magister está certo ao apontar que o cardeal Collins não disse nada diferente do Pe. Vicario. E ele está certo em perguntar se ele também será acusado de ser louco.

Por meio de um post-scriptum, você notou que parece que uma curva se forma?
Agora nós não estamos mais limitados a considerar a comunhão para os divorciados e recasados, mas ampliando a questão para todas "as coabitações irregulares"? Eu espero que os eclesiásticos mais elevados considerem a questão pastoral de quanto tempo os casais devem coabitar antes que possam receber a Sagrada Comunhão? Os párocos, como Pe. Vicario e eu mesmo,precisam saber onde a linha será desenhada.

Suponho que todos podem concordar que uma aventura de uma noite não é suficiente (embora quem sabe o que poderia ser proposto pelos verdadeiros malucos neste debate?). Mas será que algumas semanas de sexo com a namorada ou namorado, mudando-se com seu Playstation e liberando algumas gavetas para as suas roupas, vão colocá-lo em um estado apto a receber a Sagrada Comunhão?

Fonte: Blogonicvs


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