segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O poder da Ave Maria






Milhões dos católicos rezam frequentemente a Ave Maria. Alguns A repetem depressa, nem mesmo pensando nas palavras que estão dizendo.

Este artigo poderá ajudá-lo a recitá-la mais pensativamente.

- Podem dar grande alegria à Mãe de Deus para  obterem as graças que Ela deseja conceder.

- Uma Ave-Maria bem rezada enche o coração de Nossa Senhora com alegria e  nos concede grandes graças. Uma Ave-Maria bem recitada dá-nos mais graças que mil rezadas sem reflexão.

- A Ave-Maria é como uma mina de ouro da qual nós podemos sempre extrair riquezas que nunca se esgotam. É difícil rezar a Ave Maria? Tudo o que temos que fazer é saber seu valor e compreender seu significado.

S. Jerônimo nos diz que “as verdades contidas na Ave-Maria são tão sublimes, tão maravilhosas, que nenhum homem ou anjo poderiam compreendê-las inteiramente”.

S. Tomás de Aquino, príncipe dos teólogos, “o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios”, como Leão XIII o chamou, pregou a Ave-Maria por 40 dias em Roma, enchendo os corações de êxtase.

Pe. F. Suárez, o santo e erudito jesuíta, declarou que ao morrer, de bom grado daria todos os livros por ele escritos, todas as obras de sua vida, pelo mérito de uma só Ave Maria rezada devotamente.

S. Matilde, que amava muito Nossa Senhora, certo dia se esforçava para compor uma bela oração em sua honra. Nossa Senhora apareceu-lhe, com as letras douradas em seu peito: “Ave Maria, cheia de graça.” Disse-lhe: “Desista, minha filha, de seu trabalho, pois nenhuma oração que talvez você pudesse compor dar-me-ia a alegria e o prazer da Ave-Maria”.

- Certo homem encontrou a alegria em rezar lentamente a Ave Maria. A bendita Virgem, em troca, apareceu-lhe sorrindo e anunciando-lhe o dia e hora de sua morte, concedendo-lhe uma santa e feliz. Depois de sua morte, um lírio branco cresceu de sua boca e escrito em suas pétalas: “Ave Maria”.

- Cesário descreve um incidente similar. Um santo e humilde monge viveu no monastério. Sua mente e memória estavam tão fracas que ele somente podia repetir uma oração, que era a Ave Maria. Depois de sua morte uma árvore cresceu sobre sua sepultura e em todas suas folhas estava escrito: “Ave Maria”.

Estas belas histórias nos mostram quantas devoções há para Nossa Senhora, e o poder atribuído à Ave Maria rezada devotamente. Cada vez que dizemos a Ave Maria, repetimos as mesmas palavras com que o arcanjo Gabriel saudou Maria no dia da Anunciação, quando Ela se tornou a Mãe do Filho de Deus.

Muitas graças e alegrias encheram a alma de Maria naquele momento.

Quando rezamos Ave-Maria, ofertamos novamente essas graças e alegrias a Nossa Senhora, e ela aceita com imenso prazer. Em troca Ela nos dá uma parcela dessas alegrias.

Certa vez Nosso Senhor pediu a S. Francisco que lhe desse algo. O santo respondeu: “Querido Senhor, eu não posso lhe dar nada que eu já não lhe tenha dado: todo meu amor”.

Jesus sorriu e disse: “Francisco, dê-me tudo de novo e de novo e irá dar-me  o mesmo prazer”.

Da mesma forma, nossa querida Mãe aceita cada vez que rezamos a Ave-Maria e recebe as alegrias e prazer que ela teve ao ouvir as palavras de S. Gabriel.

Deus Todo-poderoso deu à Sua Bendita Mãe toda a dignidade, grandeza e santidade necessária para torná-la perfeita para ser sua Mãe.

Mas Ele também lhe deu toda a doçura, amor, brandura e afeto necessário para dEla fazer nossa querida Mãe. Maria é realmente nossa Mãe.

Assim como os filhos se dirigem às suas mães para pedir ajuda, da mesma forma deveríamos ir com a mesma confiança ilimitada a Maria.

S. Bernardo e muitos Santos disseram que nunca ouviram falar, em nenhum tempo ou lugar, que Maria se recusou a ouvir as orações de seus filhos na Terra.

Por que não percebemos estas consoladoras verdades? Por que recusar o amor e  consolação que a doce Mãe de Deus nos oferece?

É a nossa lamentável ignorância que nos priva desta ajuda e consolação.

Amar e confiar em Maria equivale a ser feliz agora na Terra e depois feliz no Céu.

O Dr. Hugh Lammer era um obstinado protestante, com forte ódio contra a Igreja Católica.  Um dia ele encontrou uma explicação da Ave-Maria e começou a lê-la. E ficou tão encantado com a oração, que começou a rezá-la diariamente. Insensivelmente, toda a sua animosidade anticatólica começou a desaparecer. Ele se tornou depois excelente católico, sacerdote zeloso e professor de Teologia Católica em Breslau.

Chamaram um sacerdote ao lado de cama de um homem que morria no desespero  por causa dos seus pecados. O homem recusava confessar-se. Como recurso extremo, o sacerdote pediu-lhe que rezasse pelo menos a Ave Maria. Logo após, o pobre homem fez uma confissão sincera e morreu uma morte santa.

Na Inglaterra, pediram a um sacerdote da paróquia que fosse ver uma senhora protestante que estava gravemente doente, e que desejava tornar-se católica.  O sacerdote perguntou-lhe se havia estado numa igreja católica, se falara com católicos, se lera algum livro católico. A cada vez respondia: “não”. Tudo o que era capaz de lembrar consistia nisto: certa vez uma amiga lhe havia ensinado a Ave- Maria, que toda noite rezava. Ela foi batizada e, antes de morrer, teve a felicidade de ver seu marido e filhos batizados também.

Santa Gertrudes, em seu livro “Revelações”, nos diz que quando agradecemos a Deus pelas graças que Ele deu a qualquer Santo, tornamo-nos, de certo modo, partícipes dessas mesmas graças.

Pergunta-se, então: de que graças nos tornamos partícipes quando rezamos a Ave-Maria, agradecendo a Deus por todas as inexprimíveis graças que Ele deu à Sua Bendita Mãe?


“Uma Ave Maria dita sem fervor sensível, em tempo de aridez, mas com puro desejo de agradar a Nossa Senhora, tem muito mais valor à minha vista do que um Rosário inteiro em meio às consolações”. (Nossa Senhora à Ir. Benigna Consolata Ferrero).


Fonte: O segredo do Rosário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...