DESTAQUE
Henrique
VIII, provavelmente, nunca mais foi feliz. Nem poderia. No total, casou-se seis
vezes, um fracasso após o outro. Henrique herdou uma grande fortuna, mas não
foi cuidadoso com seu dinheiro. Depois de diversas manobras para obter
dinheiro, incluindo tomar posse de terras monásticas e desvalorizar a moeda,
ainda assim morreu endividado. Nos últimos anos de sua vida, tornou-se
grosseiramente obeso, mal podendo se locomover. Tinha muitas dores, suportando
furúnculos e possivelmente sofria de gota. Sua obesidade foi consequência de um
ferimento na perna, que depois tornou-se uma úlcera. Ele morreu após
alegadamente proferir as palavras: “Monges! Monges! Monges!”
Afinal,
o que se poderia esperar de uma Igreja que não segue a uma Tradição firme e
imutável de dois mil anos, mas aos gostos e caprichos de um Rei e um Livro de
Orações de alguns séculos atrás, a uma seleta de Credos? Que surgiu por
motivações não religiosas, mas deveras políticas?
As conversões [ao Catolicismo] têm acontecido em
grande escala. De acordo com o influente diário de Londres “The Times”, no fim
do processo, a igreja anglicana poderia ficar reduzida a uma insignificância
residual.
*** * ***
São João Fisher, São Thomas
More e a seita do anglicanismo
São Thomas More |
São
João Fisher era Cardeal e Arcebispo de Rochester, foi tutor do príncipe
Henrique, reitor da Universidade de Cambridge, e esteve presente no Concílio
Lateranense V. Ele opôs-se ao plano do Rei Henrique que tencionava se divorciar
da Rainha Catarina, do qual era confessor, lembrando-o do caráter indissolúvel
do Matrimônio.
São Thomas More, por sua vez, era um leigo,
Chanceler do Reino Inglês. Depois que o Arcebispo de York, Thomas Wolsey,
falhou em conseguir a anulação do casamento de Henrique VIII, ele foi forçado a
demitir-se para dar lugar a S. Thomas More na chancelaria. Este era íntimo do
rei, mas aparentemente este ainda não tinha se apercebido da retidão de caráter
de More.[¹]
Mostrou-se eficiente, imparcial e justo em seu cargo.
Estes
dois homens de grande erudição e participação política e religiosa na
Inglaterra foram firmes em opor-se às tentativas do Rei de divorciar-se da
Rainha, colocando que isto era matéria da jurisdição do Papa. A Rainha apelou
para o Papa, e este disse que não concederia a anulação do matrimônio.
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São João Fisher |
Em
1534, finalmente, o Rei respondeu com uma reação que teria trágicas
consequências: separando-se da Igreja Católica, criou a nova Igreja da
Inglaterra (Anglicana), e atribuiu-se a si mesmo a liderança desta, como Chefe
Supremo da Igreja, ao invés do Papa. Obrigou todos os sacerdotes a um juramento
ao abrigo de seu Ato de Supremacia. Embora tivesse sido duramente contra as
heresias de Lutero, chegando a queimar os livros deste publicamente. Mas a
luxúria e a ambição de ter filhos homens falaram mais alto que a sua fidelidade
a Igreja.
Sir
Thomas More foi convocado para fazer o juramento no dia 17 de abril de 1534, e,
dada a sua recusa, foi preso na Torre de Londres junto com o Cardeal João
Fisher. Note-se que São João Fisher foi feito cardeal pelo Papa durante o tempo
que estava na prisão. Depois de julgados, foram condenados à pena capital por
traição e desobediência. Desobedientes ao rei mas obedientes e fiéis a Deus,
morreram como mártires, mortes que eram apenas o começo de muitas outras que
aconteceriam na Inglaterra por causa da luta dos monarcas em estabelecer ali
sua nova heresia do anglicanismo.
Henrique
VIII, provavelmente, nunca mais foi feliz. Nem poderia. No total, casou-se seis
vezes, um fracasso após o outro. Henrique herdou uma grande fortuna, mas não
foi cuidadoso com seu dinheiro. Depois de diversas manobras para obter
dinheiro, incluindo tomar posse de terras monásticas e desvalorizar a moeda,
ainda assim morreu endividado. Nos últimos anos de sua vida, tornou-se
grosseiramente obeso, mal podendo se locomover. Tinha muitas dores, suportando
furúnculos e possivelmente sofria de gota. Sua obesidade foi consequência de um
ferimento na perna, que, depois, tornou-se uma úlcera. Ele morreu após
alegadamente proferir as palavras: “Monges! Monges! Monges!”
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Henrique VIII EM 1542 |
Há
quem diga que a “emancipação” da Igreja feita por Henrique VIII ainda não a
havia tornado verdadeiramente protestante, já que continuou “católica quanto à
doutrina”. Disso terei que discordar, pois colocar o Rei no lugar do Papa é
erro grave. Mas ainda assim, continuaram semelhantes nos artigos de fé, até que
veio a Rainha Elisabeth I (que os filmes idolatram, mas que não foi nada
clemente com os católicos), e aí sim a Igreja Anglicana tornou-se um híbrido de
catolicismo com protestantismo, característica que mantém até hoje. Como diz
meu pároco, Pe. Ulysses, “a casca é católica, mas o interior é protestante”.
Daí uma dificuldade em discernir a primeira vista uma Igreja Anglicana, mas é
algo que não demora muito.
Como
não poderia deixar de ser, ao exemplo das suas irmãs protestantes, na segunda
metade do séc. XX,a Comunhão Anglicana viu surgirem várias denominações
independentes, devido a divergências teológicas ou pastorais. Atualmente,
está passando por uma grande crise interna, em que o sentido de unidade,
de comunhão está sendo questionado, por fatos que ocorreram no século XX:
a ordenação feminina, e no XXI, a sagração de um bispo
homossexual assumido, pela Igreja dos Estados Unidos, e a bênção
matrimonial de casais do mesmo sexo, por uma diocese canadense. Sem falar
que o celibato já ficou pra trás há muito tempo. É uma grave crise que os
assola – a qualcontrapõe conservadores e liberais. Afinal, o que se poderia
esperar de uma Igreja que não segue a uma Tradição firme e imutável de dois mil
anos, mas aos gostos e caprichos de um Rei e um Livro de Orações de alguns
séculos atrás, a uma seleta de Credos? Que surgiu por motivações não
religiosas, mas deveras políticas?
Abadia de westminster,
antiga igreja católica
tomada pelos anglicanos.
É onde se realizam as
coroações reais.
|
Quando Maximin, vidente de La Sallete, redigiu o
Segredo que lhe confiou Nossa Senhora em 1851, escreveu: “um grande país no
norte da Europa, hoje protestante, se converterá. Pelo apoio desta nação, todos
os outros países se converterão”. Maximin registrou que este país seria a
Inglaterra. Em 2009, o Papa Bento XVI publicou a Constituição Apostólica Anglicanorumcoetibus, sobre a instituição de
ordinariados pessoais para os anglicanos que se convertem de volta para a
Igreja Católica, se aprestando a receber grandes blocos de anglicanos. As conversões
têm acontecido em grande escala. De acordo com o influente diário de Londres
“The Times”, no fim do processo, a igreja anglicana poderia ficar reduzida a
uma insignificância residual.
Daí
se entende por que a visita do Papa a Inglaterra em 2010 foi histórica: pela
primeira vez em 476 anos, um Papa foi convidado pela monarquia britânica para
uma viagem de Estado. Na ocasião excepcional, o Papa foi quem presidiu a
cerimônia de beatificação do Cardeal Newman, que se converteu do anglicanismo
para o catolicismo e dizia: “Liberdade de consciência não equivale a ter
direito a prescindir da consciência, a ignorar o legislador e juiz, a ser
independente de obrigações invisíveis”. A visita não deixou de causar um
mal-estar entre os anglicanos, talvez pelos fortes significados que trazia a
ocasião.
Cardel Newman |
Por isso, que todos rezemos fervorosamente, pedindo que, pela intercessão de São João Fisher e São Thomas More, e confiantes em Nossa Senhora de La Salette, a Inglaterra possa retornar a Fé Católica, como foi revelado por Deus a São Domingos Sávio:
“Certa manhã, durante minha ação de graças, após a comunhão, voltei
a ter uma distração (êxtase), que me pareceu estranha.
Eu julguei ver uma grande parte de um país envolvida em grossas brumas, e
estava cheia com uma multidão de pessoas. Estavam se movendo, mas como homens
que, tendo perdido seu caminho, não estavam certos onde pisavam. Alguém
próximo disse: ‘Esta é a Inglaterra’. Eu estava para fazer algumas
perguntas a respeito disso quando vi Sua Santidade Pio IX, representado da
mesma maneira que vi nas figuras. Ele estava majestosamente vestido, e
carregava uma tocha brilhante com a qual ele se aproximou da multidão, como que
para iluminar sua escuridão. À medida que se aproximava, a luz da tocha
parecia dispersar a névoa, e as pessoas foram trazidas à plena luz do dia.
“Esta tocha,” disse meu informante, “é a religião Católica que está para
iluminar a Inglaterra”.
Fonte: Dominum Vobiscum