quinta-feira, 21 de março de 2013

"O caráter sagrado da dignidade pontifícia é único" - São Leão Magno









O encontro de Átila com o Papa Leão I.




                                       Pintura de São Leão I Magno- por Francisco Herrera el Mozo




A Santa Igreja celebra hoje a memória de São Leão Magno, Padre e Doutor da Igreja, Bispo de Roma de 440 até 461.


O discurso abaixo foi pronunciado no aniversário de sua eleição como bispo e sucessor de São Pedro.

Dos «Discursos» de São Leão Magno, papa

(Disc. 4,1-2; PL 54,148-149)

O serviço específico de nosso ministério

Toda a Igreja de Deus é ordenada em distintos graus hierárquicos, de modo que o corpo sagrado seja inteiramente formado por membros diversos. Mas, como diz o Apóstolo, todos nós somos um em Cristo (cf. Gal 3,28). A divisão dos ofícios não chega a impedir que toda parte, por menor que seja, esteja unida à cabeça. Pela unidade da fé e pelo batismo há entre nós, caríssimos, uma comunhão indissolúvel que tem por fundamento uma dignidade comum. Como afirma o apóstolo Pedro: “Também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1 Pd 2, 5), e mais adiante: “Mas vós sois a estirpe escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que Deus conquistou para Si” (1 Pd 2, 9).

Todos aqueles que renascem em Cristo adquirem dignidade régia pelo sinal da cruz. Depois, com a unção do Espírito Santo são consagrados sacerdotes. Não existe, portanto, somente o serviço específico próprio do nosso ministério, porque todos os cristãos são revestidos de um carisma espiritual e sobrenatural, que os torna participantes da estirpe real e do ofício sacerdotal. Não é uma função eminentemente real o fato de que uma alma, submissa a Deus, governe o seu corpo? Não é uma função eminentemente sacerdotal consagrar ao Senhor uma consciência pura e oferecer-Lhe no altar do coração os sacrifícios imaculados de nosso culto? Pela graça de Deus estes funções são comuns a todos.

Mas é coisa santa e louvável da vossa parte que vos alegreis pelo dia de nossa eleição como um dia em que vós sois pessoalmente honrados. Assim todo o corpo da Igreja reconhece que o caráter sagrado da dignidade pontifícia é único, mediante a unção santificadora que certamente flui com maior abundância nos graus mais altos da hierarquia, mas que também desce em considerável medida até aqueles mais baixos.

Caríssimos, a comunhão de todos com nossa Sé é o grande motivo de alegria. Mas para nós, alegria mais genuína e mais elevada será se não vos fixardes na consideração de nossa pobre pessoa, mas sobretudo na glória do Bem-Aventurado Apóstolo Pedro.

Celebre-se, neste dia venerável, sobretudo aquele que esteve próximo à própria fonte dos carismas e por ela foi preenchido e foi nela mergulhado. Eis porque muitas prerrogativas eram exclusivas de sua pessoa e, por outro lado, nada foi transmitido aos sucessores que não se encontrasse antes nele.
Então o Verbo feito homem habitava entre nós. Cristo se oferecera por inteiro pela redenção do gênero humano.




Fonte: Oblatvs 10/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...