“Sim, neste procurar e encontrar Deus em todas as coisas fica sempre uma zona de incertezas. Tem que ser assim. Se uma pessoa diz que encontrou Deus com certeza total e não aflora uma margem de incerteza, então não está bem. [LER ABAIXO O QUE SÃO PIO X AFIRMA A RESPEITO] Para mim, esta é uma chave importante. Se alguém tem a resposta a todas as perguntas, esta é a prova de que Deus não está com ela. Quer dizer que é um falso profeta, que usa a religião para si próprio. Os grandes guias do povo de Deus, como Moisés, sempre deixaram espaço para a dúvida. Devemos deixar espaço ao Senhor, não às nossas certezas. É necessário ser humilde. A incerteza existe em cada discernimento verdadeiro que se abre à confirmação da consolação espiritual».
«O risco [SIC! SIC! SIC!] no procurar e encontrar Deus em todas
as coisas [LER ABAIXO O QUE
SÃO PIO X AFIRMA A RESPEITO] é,
pois, a vontade de explicar demasiado, de dizer com certeza humana e
arrogância: “Deus está aqui”. Encontraremos somente um deus à nossa medida. A
atitude correta é a agostiniana: procurar a Deus para O encontrar e
encontrá-l’O para O procurar sempre. E muitas vezes procura-se por tentativas
[SIC! SIC! SIC!], como se lê na Bíblia. É esta a experiência [SIC! SIC! SIC!]
dos grandes Pais da Fé, que são o nosso modelo. É necessário reler o capítulo 11 da Carta aos Hebreus. Abraão
partiu sem saber para onde ia, pela fé. Todos os nossos antepassados da fé
morreram vendo os bens prometidos, mas longe… A nossa vida não nos é dada como
um libreto de ópera onde está tudo escrito, mas é ir, caminhar, fazer,
procurar, ver… Deve-se entrar na aventura da procura do encontro e do deixar-se
procurar e deixar-se encontrar por Deus».
«Porque Deus está antes, Deus está sempre antes, Deus antecede. Deus é um pouco como
a flor da amendoeira da tua Sicília, António, que floresce sempre antes [3 O Padre António
Spadaro, autor desta entrevista é um jesuíta italiano, nascido na Sicília.] . Lemo-lo nos profetas. Portanto,
encontra-se Deus caminhando, no caminho. E neste ponto alguém poderia dizer que
isto é relativismo. É
relativismo? Sim, se é mal interpretado, como espécie de panteísmo indistinto.
Não, se é interpretado em sentido bíblico [SIC! SIC! SIC!], onde Deus é sempre
uma surpresa e, portanto, não sabes nunca onde e como O encontras, não és tu a
fixar os tempos e os lugares do encontro com Ele. É necessário, portanto, discernir
o encontro. Por isso, o discernimento é fundamental».
«Se o
cristão é restauracionista, legalista, se quer tudo claro e seguro, então não
encontra nada [SIC! SIC! SIC!]. A tradição e a memória
do passado devem ajudar-nos a ter a coragem de abrir novos espaços para Deus. Quem hoje procura sempre soluções
disciplinares, quem tende de modo exagerado à “segurança” doutrinal, quem
procura obstinadamente recuperar o passado perdido, tem uma visão estática e
involutiva. E deste modo a fé torna-se uma ideologia entre tantas. Tenho uma
certeza dogmática: Deus está na vida de cada pessoa. Deus está na vida de cada
um. [SIC! SIC! SIC!] [LER
ABAIXO O QUE SÃO PIO X AFIRMA A RESPEITO]Mesmo se a vida de uma pessoa
foi um desastre, se se encontra destruída pelos vícios, pela droga ou por
qualquer outra coisa, Deus está na sua vida. Pode-se e deve-se procurar na vida
humana. Mesmo se a vida de uma pessoa é um terreno cheio de espinhos e ervas
daninhas, há sempre um espaço onde a semente boa pode crescer. É preciso
confiar em Deus.”
NÃO OBSTANTE...
Se alguém disser que o Deus, único e verdadeiro, criador e Senhor nosso,
por meio das coisas criadas não
pode ser conhecido com certeza pela
luz natural da razão humana, seja anátema (De Revel. Cân. 1);
E também: Se alguém disser que não
é possível ou não convém que, por divina revelação, seja o homem instruído
acerca de Deus e do culto que lhe é devido, seja anátema (Ibid. Cân. 2);
Se alguém disser que a
divina revelação não pode tornar-se crível por manifestações externas, e que por isto os homens não devem
ser movidos à fé senão exclusivamente pela interna experiência ou inspiração
privada, seja anátema (De Fide, Cân. 3).
Se alguém disser que o homem não pode ser por
Deus elevado a conhecimento e perfeição, que supere as forças da natureza, mas
por si mesmo pode e deve, com incessante progresso, chegar finalmente a possuir
toda a verdade e todo o bem, seja
anátema (De Revel Cân. 3).
PERGUNTAS QUE URRAM DE SER FEITAS:
Que significa “procurar a Deus por tentativas, experiência dos grandes Pais da Fé, que são nosso
modelo”?
Que significa afirmar: “neste procurar e
encontrar Deus em todas as coisas fica
sempre uma zona de incertezas. Tem que ser assim?”.
Que significa afirmar que “em sentido bíblico [SIC! SIC! SIC!], Deus é sempre uma surpresa e,
portanto, não sabes nunca onde e como O encontras?”.
Que significa ser “restauracionisa, legalista?”.
Que significa isto: “quem hoje procura sempre soluções
disciplinares, quem tende de modo exagerado à “segurança” doutrinal, quem
procura obstinadamente recuperar o passado perdido, tem uma visão estática e
involutiva. E deste modo a fé torna-se uma ideologia entre tantas. Tenho
uma certeza dogmática: Deus está na vida de cada pessoa. Deus está na vida de
cada um”.
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