terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Müller – ‘Lefebvrianos são cismáticos de facto’, o fundador da Teologia da Libertação ‘sempre foi ortodoxo’




Qualquer pessoa em sã consciência, em seu juízo perfeito, com isenção e livre de tendenciosidade que confronte os escritos de Gutiérrez com a multimilenar doutrina da Santa Igreja simplesmente ficará de cabelo em pé com a heterodoxia daquele e verá de forma incontestável o quão distante está a possibilidade do qualificativo “ortodoxo” poder ser-lhe aplicado com honestidade e razão de ser. Uma mesma análise da obra de Dom Lefebvre permite perceber que ali não há um milímetro sequer de distanciamento de tudo aquilo que milenarmente a Santa Igreja sempre pregou e ensinou. Ou seja, ele não estabeleceu nenhuma doutrina e hierarquia paralela ou diferente que de fato configurasse um real estado de cisma. E isso foi já exaustivamente debatido e demonstrado. Por conseguinte, se é então obrigado a concluir que a única possibilidade de Gutiérrez ser Ortodoxo se dá não no âmbito da Santa Igreja, mas sim no da igreja conciliar a mesma em relação a qual os “lefebvrianos” de fato não se acham mesmo em comunhão. Que cada um pese bem de que lado está e tome muito cuidado, pois o “deslumbramento” pode levar a equívocos, de consequências nada deslumbrantes…

[COMENTÁRIO DE UM LEITOR]

*** * ***


Por Rorate Caeli – Tradução: Fratres in Unum.com: De uma entrevista concedida pelo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Arcebispo Gerhard Müller, ao diário italiano Corriere della Sera, publicada neste domingo:

Com a falha nas discussões [doutrinais], qual é a posição dos lefebvristas?

“A excomunhão canônica devido à ordenação [episcopal] ilícita foi levantada dos bispos, mas permanece a [excomunhão] sacramental, de facto, para o cisma; porque eles se distanciaram da comunhão com a Igreja. Isso posto, não fechamos a porta, jamais, e os convidamos à reconciliação. Porém, eles também precisam mudar a sua abordagem e aceitar as condições da Igreja Católica, e o Supremo Pontífice como o critério último de adesão” [SIC! SIC! SIC!].

O que o senhor pode dizer sobre o encontro entre Francisco e [Pe. Gustavo] Gutiérrez em 11 de setembro?

“As correntes teológicas passam por momentos difíceis, as coisas são debatidas e esclarecidas. Contudo, Gutiérrez sempre foi ortodoxo. Nós, europeus, precisamos superar a noção de sermos o centro, sem, por outro lado, nos subestimarmos. 

2 comentários:

  1. DEPOIS QUE O SAUDOSO, CONTUDO MUITO TRAÍDO PAPA PAULO VI DISSERA QUE "A FUMAÇA DE SATANÁS ENTROU NAS FRESTAS DA IGREJA"...
    Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes. A perseguição que acompanha a peregrinação dela na terra desvendará o ‘mistério da iniquidade’ sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente aos seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A impostura religiosa suprema é a do Anti Cristo, isto é, a de um pseudo messianismo em que o homem glorifica a si mesmo em lugar de Deus e de seu Messias que veio na carne. (CIC, 675).
    Admite-se que estejamos vivendo nesse tempo, deparando-nos com impostores usurpando a autoridade dos Apóstolos disseminando heresias, ora uma doutrina cristã unilateral, só do amor de Deus, desconsiderando sua justiça; ora imanentizando-a, socializando-a, como os Boffs/Gutiérrez/Betto dos comunistas do PT e doutros PCs, ou reduzindo a Deus como atendente de nossos interesses - não nós O servirmos, mas Ele a nós, os novos deuses - como os atravessadores e despachantes de supostos milagres Edir Macedo, Valdomiro Santiago e os RR Soares da vida pelas esquinas, além de ideologias marxistas para corromperem a juventude desde tenra idade para a relativizar e toda a sociedade, ora acobertarem o mal e exaltarem o satanismo, perseguindo os que guardam e transmitem fielmente o Depósito da Fé católica tradicional.
    Is 5,20: Ai de vós que ao mal chamais bem, e ao bem mal, que tomais as trevas por luz, e a luz por trevas...
    Os homens fazem mal à Igreja, menos destruí-la e, se chegou a esse ponto, foi culpa nossa, de seguidas omissões e ao silencio dos que deveriam serem os bons.
    Salve-nos, ó Maria, Mãe de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Müller é um herege assim como aquele que o escolheu e o atual Papa. Na Igreja Conciliar só o Catolicismo não tem vez nem lugar. Eles continuarão no poder ensinando heresias e destruindo a fé até que a ira de Deus passe e Ele mande um castigo apocalíptico para purgar a Igreja desses malditos, mas não antes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...