terça-feira, 12 de março de 2013

A perversa mitologia soviética



No dia de hoje, mas 68 anos atrás nasceu Vladimir Bukovsky, neurofisiólogo, activista, escritor e dissidente soviético, libertado da cadeia comunista em troca pelo líder do PC chilena Luis Corvalán.

Infelizmente, o trabalho do Bukovsky é pouco conhecido no Ocidente ou mesmo na Rússia. Em 2008, Vladimir Bukovsky tentou concorrer às eleições presidenciais contra Dmitri Medvedev e viu a sua candidatura sofrer várias pressões ao estilo da junta chilena: perseguições, detenções e prisões dos seus mandatários, a sua própria detenção, etc.

Mas hoje me apetece vós traduzir apenas um pequeno trecho da sua biografia chamada: “Cartas do Viajante Russo”, Nova Iorque, Chalidze Publications, 1981, 268 páginas. Nomeadamente os trechos № 257 e № 258:

“Um amigo meu me contou, que por exemplo, as delegações estrangeiras, que indo a Moscovo passavam pela sua estacão (dos caminhos de ferro), regularmente eram recebidos por um grupo preparado e bem vestido dos artistas locais, em vestes tradicionais (da Moldova), que iniciavam os cantos e as danças mesmo na plataforma (dos comboios). O comboio parava apenas durante 15 – 20 minutos. Antes da chegada (do comboio), nos quiosques da estação dos caminhos de ferro eram colocados o chocolate, as frutas e outros produtos raros, afixando os preços extremamente baixos. Obviamente, toda a população daquela cidadezinha sabia deste espectáculo, mas não deixavam a população local entrar na plataforma para que eles não acabassem em um só momento com os produtos propagandísticos. Apenas os mais ágeis, principalmente os rapazes, conseguiam as vezes penetrar na estação antes da chegada do comboio e se aproveitar (da situação).

Mas quem dos (cidadãos) ocidentais podia só de imaginar uma operação desta envergadura, conduzida para a sua pessoa simples, numa cidadezinha da província, onde o comboio parava por alguns minutos? Obviamente, voltando para casa, o visitante estrangeiro se tornava o guia da propaganda soviética, até sem se aperceber disso”.


Bukovsky Vladimir, “Cartas do Viajante Russo”, Nova Iorque, Chalidze Publications, 1981




Fonte: http://ucrania-mozambique.blogspot.com.br/2010/12/perversa-mitologia-sovietica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...